Sustentabilidade Oxford Porcelanas

Na Oxford Porcelanas, acreditamos que, para o mundo de hoje ser possível amanhã, os padrões de consumo, produção e uso de recursos naturais devem mudar.Conheça abaixo alguns do nossos programas de sustentabilidade:

As jazidas recebem ações de controle ambiental que realizam um manejo adequado nas frentes de lavra em atividade. Consequentemente ao final da exploração de uma área, realiza-se a total recomposição do terreno em torno da mina, onde trabalha-se na revegetação da área recuperada.

Este comportamento mostra a preocupação da empresa não só para com a recuperação das áreas mineradas, mas também com a conservação do ambiente e dos recursos naturais.

 


Área recuperada

 

Método de produção e extração de argilas com controle dos taludes de bancadas

Extração realizada de maneira racional e ordenada na área de lavra jazida.

 

Controle de águas pluviais

Todos os trabalhos de controle Ambiental visam minimizar os impactos da atividade de mineração. O ponto mais forte é a captação das águas pluviais e sua contenção em bacias de decantação para evitar que o material em suspensão prossiga seu curso em direção ao leito das drenagens adjacentes.

 

Método de Secagem de argilas com retenção em filtros especiais das partículas finas e em suspensão

A emissão de gases e pó é controlada por sistema de filtro de mangas e da evaporação da água retidos juntamente com o pó pelos filtros de feltros instalados no equipamento.

 

Método de Reaproveitamento das partículas finas

O pó ou partículas finas geradas como resíduo retorna ao sistema no início do processo e o vapor d’água é liberado para a atmosfera.

  • Compartilhe essa ideia:

Construindo hoje um futuro mais verde

Efluentes Sanitários
Todo efluente sanitário é tratado na Estação de Tratamento e Efluente – ETE. Os resíduos são utilizados como adubo para plantas da empresa.

 

Box para matérias-primas
Todas as matérias-primas possuem áreas adequadas para estocagem visando preservar suas características e evitar a sua contaminação.

 

Tanques de armazenamento de água recuperada
A água proveniente do esponjamento é armazenada e reutilizada no início do processo junto ao moinho de bolas para moagem da massa, reduzindo o consumo de água potável. O excedente é tratado em sua ETE e reutilizado em vasos sanitários ou descartados dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.

 

Reutilização de Materiais Excedentes
1º Proveniente dos métodos de conformação, os restos ou aparas são reciclados e reintroduzidos ao processo de produção de massa.
2º No processo de imersão, automática e/ou manual, todo o esmalte excedente da fase de esmaltação é segregado e retorna ao início do processo.
3º O lodo gerado no filtro prensa da estação de tratamento de água é reutilizado no início do processo junto ao moinho de bolas para moagem da massa.

 

Destinação dos resíduos sólidos
Os resíduos sólidos não reutilizados e não recicláveis, resultantes do processos de fabricação, são acondicionados e enviados a um aterro industrial para disposição final. Da mesma forma são destinados os materiais provenientes do ambulatório e as pilhas e baterias usadas.

 

Utilização de gás natural
A queima com gás natural representa uma redução drástica nos níveis de gases poluentes à atmosfera. Desta forma, os índices de emissões estão abaixo dos limites estabelecidos pela legislação ambienta e há uma grande redução do impacto ambiental.

 

Destinação de materiais para reciclagem
São enviadas para empresas especializadas em reciclagem as sucatas de papel, sucatas de lâmpadas, sucatas ferrosas e não ferrosas e fôrmas de gesso. Além desta, o óleo sujo ou contaminado é acondicionado e também encaminhado para reciclagem.

 

Copo Ecológico Oxford

Você sabia?
Todo copo de plástico vai parar no aterro sanitário, onde permanece por mais de 50 anos até sua total decomposição. Além de que, em seu processo de produção, uma grande quantidade de energia e água são utilizadas, o que acaba gerando outros tipos de resíduos e causando um maior impacto no meio ambiente. Se você utilizar, em média, 3 copos plásticos por dia, ao final de um ano terá gasto mais de 750 copos!
É pensando nisso que a Oxford oferece três modelos para você ter a escolha de mudar de hábito sem abrir mão de conforto e, claro, ajudando a reduzir os danos no nosso planeta.

 

Massa Cerâmica Sustentável
É uma linha de produtos como xícaras e canecas, fabricados com uma Massa Cerâmica de Mesa 100% Sustentável.
Essa Massa incorpora os Resíduos Sólidos gerados nas diversas fases dos processos de fabricação de louças para mesa em porcelanas e cerâmica, que antes eram descartados em aterros industriais, mesmo sendo inofensivos à saúde humana e animal.

A Massa Cerâmica Sustentável possui a capacidade de produzir artigos para uso de mesa com características técnicas tão qualificadas quanto às Massas Cerâmicas tradicionais, com a grande vantagem de:
– minimizar a exploração de minerais virgens devido ao reaproveitamento de resíduos sólidos;
– contribuir com a redução da poluição do meio ambiente pela eliminação do descarte em aterros industriais desses resíduos sólidos.

A empresa possui três selos de Responsabilidade Social:
Ecologicamente Correta;
Não à Exploração Infantil;
Combate a Sonegação de Impostos.

 

E programas de Responsabilidade Social, como:
PAF – Programa Atleta do futuro
O Programa atende filhos de funcionários, crianças e adolescentes entre 07 e 15 anos de idade, com atividades diversas, que desenvolvem além do esporte, temas como: ética, superação, artes e respeito.

 

Inclusão Digital
Propicia ao funcionário a familiaridade com a tecnologia, auxiliando-o na renovação de competência e ampliando os horizontes de informação e cultura, através da rede digital. São oferecidos cursos de informática básica, Excel básico e avançado, Inglês básicos e intermediário, entre outros.

 

Natal das Crianças
Para promover a integração entre empresa e família, a Oxford tem como tradição, o Natal das Crianças. É um momento de alegria, divertimento, muitas brincadeiras e presentes para as crianças (distribuídos pelo Papai Noel).

 

Preventivo
O Câncer do Colo de Útero é uma doença grave que atinge milhões de mulheres por ano no Brasil. Quando descoberto no início pode ser tratado e curado. Com o objetivo de garantir a saúde das mulheres, a Oxford, em parceira com a Rede Feminina de Combate ao câncer do Colo de Útero. O exame é realizado na empresa.

 

Drogas
A Oxford promove parcerias com Entidades Sociais e ações com os funcionários, buscando cada vez mais prevenir e conscientizar sobre o impacto das drogas no ambiente famílias e na sociedade como um todo. Além disso promove o curso PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas (Polícia Militar de SC) para pais.

 

Conscientização
O tema Meio Ambiente é apresentado em palestras, treinamento e na integração de novos colaboradores, visando mostrar o que a empresa faz e a importância de cada um para minimizar os impactos ao meio ambiente.

 

Entre outros programas.

Diversidade para a Oxford Porcelanas é sinônimo de respeito às diferentes culturas, deficiências, gerações, grupos étnicos, origens sociais, crenças, além da valorização das mais variadas competências e experiências profissionais.

 

A inclusão traduz-se por favorecer as experiências e habilidades desenvolvidas por todos em um ambiente. Ao fomentar a diversidade na atmosfera do trabalho, esta nos permite colher inúmero proveitos dentro da organização. Composições, orientações religiosas e políticas diferentes, opiniões, idades, origens e formações diferentes, promovem a compreensão e proporcionam a originalidade e inovação nos grupos reunidos em um mesmo ambiente.

 

A troca de diversas experiências e opiniões engrandece a todos os indivíduos inclusos em uma formação heterogênea. Por este motivo, a Oxford Porcelanas vem cultivando a diversidade e a inclusão, para melhor integração e desenvolvimento de nossa sociedade.